UEL comemora 45 anos do curso de Ciências Biológicas

19 de outubro de 2017

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi criada oficialmente no dia 7 de outubro de 1970, a partir da junção de cinco faculdades: Faculdade de Direito; Faculdade de Ciências Contábeis; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Odontologia e Faculdade de Medicina.

Atendendo às demandas da sociedade, em 1972, a UEL implantou dois cursos no Centro de Ciências Biológicas: Ciências Biológicas e Psicologia. A UEL faz parte da história e do desenvolvimento do norte do Paraná, estando, hoje, entre as cinco melhores instituições estaduais do país e entre as 70 melhores universidades da América Latina.

Segundo o ranking divulgado pela Quacquarelli Symonds Limited QS, organização britânica especializada na avaliação de universidades, entre a lista de trezentas instituições que aparecem no ranking, o Brasil aparece com 81, tendo 28 universidades entre as 100 melhores da América latina. Três paranaenses se destacam na lista: a UFPR, na 37ª colocação, a UEL, na 64ª colocação, e a UEM, na 84ª colocação.

O curso de graduação em Ciências Biológicas da UEL tem se destacado por sua excelência e está entre aos melhores do país. O objetivo é possibilitar aos estudantes a compreensão de que a vida se organizou através do tempo sob a ação de processos evolutivos. Os docentes se debruçam sobre a grande diversidade de programas e projetos, que possibilitaram outros níveis de conhecimento: a criação e implantação do Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas, o Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Celular e as especializações em Genética Aplicada e em Ensino de Biologia.

O curso está representado nas mais diversas áreas de atuação de um Biólogo: como professores em instituições públicas e privadas de todo o país; em centros de pesquisa; nas secretarias de meio ambiente; em órgãos governamentais e até na NASA.

No dia 13 de setembro de 2017, a Dra. Norma Catarina Bueno (18.248/07-D) representou o CRBio-07, na mesa de cerimônia de 45 anos do curso Ciências Biológicas da UEL, juntamente com a coordenadora do colegiado Dra. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade; a diretora do Centro de Ciências Biológicas, Dra. Gisele Maria de Andrade Nóbrega; o chefe do departamento de Biologia Geral, Dr. Wagner José Martins Paiva; o vice-chefe do departamento de Biologia Animal e Vegetal, Professor Dr. Gustavo Monteiro Teixeira, e a Presidente da Empresa Júnior Bioma – Consultoria Ambiental, a estudante Carolina Gomes da Silva.