Sucesso Marcante: Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas conclui edição 2023 com entrega do Selo CFBio de Qualidade

13 de novembro de 2023

O Parla Mundi Centro de Convenções foi palco de um evento notável para a comunidade acadêmica brasileira: o Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Com a participação da diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio), presidentes e vice-presidentes do Sistema CFBio/CRBios, conselheiros federais, conselheiros regionais e coordenadores de cursos de Ciências Biológicas de todo o Brasil, o evento se destacou como um espaço crucial para a troca de experiências e discussão de temas relevantes para a área.

A presença da presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, da conselheira secretária Helena Lúcia de Menezes Ferreira e da conselheira tesoureira Acione Ribeiro de Azevedo, reforçou a importância do Fórum, proporcionando um ambiente propício à reflexão e à definição de estratégias para o fortalecimento dos cursos de Ciências Biológicas no país.

Vale destacar que o sucesso do Fórum se deu graças ao trabalho incansável das Biólogas e Biólogos integrantes da Comissão de Educação, da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e da Comissão do Selo CFBio de Qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas: Cristina Maria de Souza Motta, Flávia Duarte Ferraz Sampaio, Jairo Luis Cândido, José Roberto Feitosa Silva, Lídice Almeida Arlego Paraguassú, Marcelo Garcia, Marcus Vinícius da Silva Vilaça, Murilo Damato, Verginia Mello Perin Andriola e Verônica de Lourdes Sierpe Jeraldo e Wagner Cotroni Valenti.

Público seleto e atento: Presidentes do Conselhos Regionais de Biologia, Conselheiros Federais e Regionais e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas de todo o Brasil prestigiaram o evento

A interação entre os coordenadores de cursos de Ciências Biológicas de diferentes regiões do Brasil permitiu a construção de uma visão mais abrangente sobre os desafios a serem enfrentados e as oportunidades a serem acolhidas por esses cursos em suas diversas realidades.

A interação entre os coordenadores de cursos de Ciências Biológicas de diferentes regiões do Brasil permitiu a construção de uma visão mais abrangente sobre os desafios a serem enfrentados e as oportunidades a serem acolhidas por esses cursos em suas diversas realidades.

Um dos momentos mais aguardados foi a entrega do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, que reconheceu o esforço e a excelência de cursos das diversas regiões do país. Neste ano, em novo formato, o Selo foi outorgado a cursos de Bacharelado e Licenciatura. A avaliação da Comissão considerou as especificidades de cada modalidade.

Essa distinção, conferida ao final do Fórum, simboliza o comprometimento das instituições com a qualidade do ensino e a formação de profissionais capacitados e alinhados com as demandas do mercado e da sociedade. Os agraciados foram:

I) BACHARELADO

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PR – coord. Ana Cristina Seixas Greca
Universidade do Vale do Paraíba, SPcoord. Flávia Villaça Morais
Universidade Federal de Goiás, GO – coord. Jascieli Carla Bortolini
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, SC coord. Sandra Mara Sabedot Bordin
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, SP – coord. Valéria Leite Aranha
Universidade Federal de Uberlândia, MG – coord. Solange Cristina Augusto

II) LICENCIATURA

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR – coord.Celso Aparecido Polinarski
Universidade Estadual do Paraná, PR – coord. Fabiane Fortes
Universidade Federal da Fronteira Sul, RS – coord. Nessana Dartora
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP – coord. Renata Giassi Udulutsch
Universidade Federal da Bahia, BA  – coord. Renata Lúcia Leite Ferreira de Lima
Universidade Federal de Uberlândia, MG – coord. Solange Cristina Augusto

A presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, destacou a relevância do evento e agradeceu a participação ativa dos coordenadores e demais profissionais presentes. “O Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas é uma oportunidade ímpar para fortalecermos os laços entre as instituições de ensino, compartilharmos boas práticas e promovermos melhorias contínuas na formação dos futuros Biólogos”, afirmou.

Além das discussões técnicas, o Fórum proporcionou um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias entre as instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento colaborativo da área das Ciências Biológicas no Brasil.

O sucesso do evento não apenas ressalta a importância do diálogo constante entre os Coordenadores de Cursos, como também destaca o comprometimento da comunidade acadêmica com a qualidade do ensino e o avanço da ciência no país.

Os Cursos de Ciências Biológicas que foram destaque receberam o Selo CFBio de Qualidade

Com a conclusão do Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, a expectativa é que os aprendizados compartilhados e as estratégias delineadas contribuam significativamente para o aprimoramento contínuo dos cursos e, consequentemente, para o fortalecimento da biologia no Brasil.

Veja as imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/cfbio-forum-coordenadores2023

Confira aqui os debates e palestras que poderão ser vistos e revistos no canal do CFBio no YouTube:

Biólogo na Saúde: Dilema e Perspectivas – A formação do(a) Biólogo(a) e a residência profissional / Inserção do tema saúde única nos cursos de Ciências Biológicas
SINOPSE: O palestrante trouxe um relato de experiência e o panorama funcionamento da residência profissional no Brasil na Área da Saúde
Mediadora: Bárbara Rosemar Nascimento de Araújo (CRBio: 19664/08-D)
Palestrante 1: Verônica de Lourdes Sierpe Jeraldo (CRBio: 27592/08-D) (Universidade Tiradentes – SE).
Palestrante 2: Natiela Beatriz de Oliveira (CRBio: 93499/04-D) (Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância à Saúde)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/qfHMoHDZaes?si=NBXgATQ4RGNOB80k

Empresa Júnior e a formação do(a) Biólogo(a)
SINOPSE: O palestrante trouxe um relato de experiência com as facilidades e dificuldades da organização e funcionamento de uma Empresa Júnior na área das Ciências Biológicas.
Mediadora: Flávia Duarte Ferraz Sampaio (CRBio: 24766/07-D)
Palestrante 1: Ana Paula Vidotto Magnoni (CRBio: 108039/07-D)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/7HY7yiRMlF0?si=zEkCxKukVKIogzok

Áreas de atuação vão além das disciplinas curriculares: dilemas da Licenciatura e do Bacharelado
SINOPSE: Os participantes abordaram as experiências exitosas das disciplinas de conteúdo biológico que simulem e insiram sua aplicabilidade nas atividades laborais (preenchimento de ART) dentro das grandes áreas do(a) biólogo(a) (Educação, Saúde, Meio Ambiente e Biotecnologia). Além disso,abordaram as dificuldades em definir o perfil de um Licenciado e um Bacharel para além das diretrizes curriculares no âmbito da interrelação com os professores e as necessidades do mercado de trabalho. O Diploma habilita uma ação técnico científica e o registro no Conselho de Biologia insere o profissional no Mercado de Trabalho, ampliando as visões puramente acadêmicas e exclusivamente de aprovação em concurso público ou de ser apenas mais um funcionário. Os professores formadores possuem essa visão?
Mediador e Palestrante: José Roberto Feitosa Silva (CRBio: 04995/05-D)
Palestrante 1 – A experiência em Saúde e em Biotecnologia e Produção: Ana Maria de Medeiros de Ataídes (CRBio: 011704/05-D)
Palestrante 2 – A experiência em Meio Ambiente e Biodiversidade: Maurício Hostim Silva (CRBio: 08444/02-D)
Palestrante 3 – A experiência em Educação: José Roberto Feitosa Silva (CRBio: 04995/05-D)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/wTjjdTvcVx4?si=SB75Q3OxAcA8YvkF

Módulo de Coordenadores 24h e a aproximação com o Sistema CFBio/CRBios
SINOPSE: O palestrante apresentou um módulo de interação e aproximação entre coordenação de Cursos de Ciências Biológicas e o Conselho de Biologia.
Mediador: Flávia Duarte Ferraz Sampaio (CRBio: 24766/07-D)
Palestrante: Mário Luiz Farias Cavalcanti (CRBio: 36956/05-D)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/2tCjbg7WWqo?si=N5qAjWRvbQQS2r-2

Estágios Curriculares e a formação do(a) Biólogo(a)
SINOPSE: As palestrantes  discorreram sobre a importância e como os cursos estão fazendo os convênios para além da formação acadêmica.
Mediadora: Cristina Maria de Souza Motta (CRBio: 11184/05-D)
Palestrante 1 – Docente da Disciplina de Estágio na UFPE: Elaine Malosso (CRBio: 26128/05-D)
Palestrante 2 – Ismael Ângelo da Silva (Representante do CIEE-DF)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/LRpo70nAxtU?si=GpIbRaX48YTGBmJR

Título de Especialidade e a atuação profissional
SINOPSE: O palestrante expôs a proposta da resolução que confere título não acadêmico de Especialidade ao Biólogo e proporciona possibilidade de ampliação de atuação profissional.
Mediador: Hélder Neves de Albuquerque (CRBio: 27842/05-D)
Palestrante: Jairo Luis Candido (CRBio: 09859/03-D)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/rUB6eejsEfg?si=n3Q6fxfi2JVGRJ0v

Manual Prático de Orientação para a atuação profissional e legislação do(a) Biólogo(a)
SINOPSE: O palestrante expôs a minuta de um manual prático com um roteiro direcionado para que os professores possam usar como base para ministrar a disciplina de Legislação e Atuação Profissional do(a) Biólogo(a).
Mediador: José Roberto Feitosa Silva (CRBio: 04995/05-D)
Palestrante: Hélder Neves de Albuquerque (CRBio: 27842/05-D)
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/tVkzNh8A_hk?si=SH6vVfPUgp_qctbk

Discutindo a aproximação do Conselho Profissional com os Cursos de Graduação
SINOPSE: O mediador realizou uma dinâmica de  consultar, ouvir e confeccionar uma carta minuta com as proposições dos coordenadores para o Sistema CFBio/CRBios realizarem na prática essa aproximação.
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO: Cristina Maria de Souza Motta (CRBio: 11184/05-D) – Coordenadora; Marcus Vinícius da Silva Vilaça (CRBio: 60201/02-D); José Roberto Feitosa Silva (CRBio: 04995/05-D); e Flávia Duarte Ferraz Sampaio (CRBio: 24766/07-D).
COMISSÃO DO SELO: Lídice Almeida Arlego Paraguassú (CRBio: 27581/08-D) – Coordenadora; Marcus Vinícius da Silva Vilaça (CRBio: 60201/02-D); Marcelo Garcia (CRBio: 10137/06-D); Jairo Luis Candido (CRBio: 09859/03-D); José Roberto Feitosa Silva (CRBio: 04995/05-D); Verginia Mello Perin Andriola (CRBio: 09764/07-D) e Verônica de Lourdes Sierpe Jeraldo (CRBio: 27592/08-D).
Dinâmica: Contribuições em pequenos grupos para posterior apresentação / On-line para os participantes virtuais
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/GBGlOgKy5ow?si=AlbwZuOMKP26zBjZ

Cerimônia de Premiação do Selo de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas
Assista no canal do CFBio no YouTube: https://www.youtube.com/live/SkAu6_ftVwY?si=uO5OR54Rom1LX1In