Setor de Ciências Biológicas da UFPR comemora 80 anos

19 de fevereiro de 2019

A essência das instituições de ensino, de produzir, manter e transmitir conhecimento em benefício da sociedade, se reflete claramente nos 80 anos de história do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O marco, comemorado em outubro de 2018, celebra a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (Fafi), em 1938, que abrigava o antigo curso de História Natural, hoje Ciências Biológicas.

Atualmente, o setor conta com mais três cursos de graduação – Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia – e atende a 20 cursos de diferentes áreas de Ciências da Saúde, Humanas, Agrárias e Exatas. O local conta com aproximadamente 10% dos servidores da UFPR, mas contribui com cerca de 30% da produção científica de toda a Universidade.

Para acompanhar o crescimento do setor, foi construída uma edificação anexa ao prédio central, no Centro Politécnico, para abrigar o Departamento de Farmacologia, e uma segunda, que será um edifício de pesquisa, tem previsão de ficar pronta até 2020.

O Biólogo Yedo Alquini (05.076/07-D), formado pela UFPR na última turma de História Natural, em 1972, e professor aposentado da mesma universidade, onde ministrou as disciplinas de Microtécnica, Fotomicrografia e Botânica aplicada à Farmácia, lembra que um grande marco nas décadas de 1960/70 foi a mudança de localização da graduação. 

Confira a matéria completa na BIOPARANÁ 38

NOPARANA

Legenda: Laboratório de Amostras Duras do Centro de Microscopia Eletrônica da UFPR

Crédito: Mariane Mendonça