Reunião no CRBio analisa planos de arborização

10 de outubro de 2018

Uma reunião do Comitê de Arborização, realizada na sede do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), no dia 24 de setembro, o Biólogo Yedo Alquini (05.076/07-D) e o Conselheiro Paulo Luciano da Silva (50.303/07-D) analisaram a emitiram pareceres técnicos dos planos de arborização dos municípios de São Jorge do Ivaí e Nova Olímpia.

Os dois Biólogos são membros da equipe multidisciplinar do Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana, do Ministério Público do Paraná, que se reúne periodicamente.

Os pareceres de Yedo Alquini e Paulo Luciano serão apresentados na próxima reunião do Comitê do MP, marcada para 22 de outubro, em Curitiba. “Essa análise que fazemos é para ver se o plano do município foi elaborado conforme um manual disponibilizado pelo Ministério Público, então, verificamos os objetivos geral e específicos. Como Biólogos, vemos se as espécies são adequadas e fazemos sugestões de melhorias, em nosso parecer”, conta Paulo Luciano da Silva.

O Comitê já analisou, até o momento, 235 planos de arborização. O professor Yedo Alquini e os conselheiros Vinícius Abilhoa (9.978/07-D) e Paulo Luciano da Silva compõem a equipe que analisa os Planos de Arborização do estado, apresentados por profissionais de várias áreas do conhecimento, entre elas a Biologia.

O CRBio-07 reforça que o Biólogo é profissional legalmente habilitado para atuar em arborização urbana, conforme o artigo 2º da Lei 6.684/79. A Arborização Urbana é área de atuação prevista diretamente na Resolução do CFBio 227/10, artigo 4°, além das Resoluções 10/03 e 350/14.