Em decorrência de greves em Instituições de Ensino Superior, que impossibilitaram a conclusão de cursos de Ciências Biológicas até dezembro de 2015, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) editou a Resolução nº 383, que prorroga o prazo para registro de egressos de cursos com base em 2.400 horas de componentes curriculares.
Com a resolução, os Conselhos Regionais de Biologia (CRBios) ficam autorizados a registrar até 31 de julho de 2016 os graduados que se enquadrem nessa situação. A prorrogação foi aprovada, em caráter excepcional, na 303ª Sessão Plenária Ordinária realizada no dia 11 de dezembro de 2015. A resolução foi publicada no último dia 16 no Diário Oficial da União.
A partir de 1º de agosto de 2016, os CRBios exigirão de todos os egressos dos cursos de Ciências Biológicas – para efeitos de realizar o registro – as 3.200 horas de componentes curriculares das Ciências Biológicas previstas na Resolução nº 300/2012.
“A prorrogação de sete meses do prazo definido inicialmente vem para não prejudicar os universitários que não conseguiram concluir o curso em 2015, devido ao atraso provocado pelas greves em universidades federais e estaduais. É importante frisar que a Resolução nº 300/2012 orienta as IES, que oferecem cursos de Ciências Biológicas, a estabelecer uma carga horária mínima de 3.200 horas na grade curricular da graduação, suficientes para uma qualificação satisfatória e adequada à atual realidade do mercado de trabalho”, afirma a conselheira Verginia Mello Perin Andriola, coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do Conselho de Biologia do Paraná (CRBio-07).
Fonte: com informações do CFBio