Presidente do CRBio participa de Encontro de Malacologia

8 de maio de 2017

O presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), Jorge Augusto Callado Afonso, participou da mesa de abertura do III Encontro Paranaense de Malacologia, realizado no dia 5 de maio, na Universidade Positivo, em Curitiba.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia, Autoridades da Universidade Positivo (UP), Comissão Organizadora, e o representante do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná.

A malacologia é reconhecida como a ciência que trata do estudo dos moluscos, um grupo animal diversificado e abundante, que ocupa todos os ambientes aquáticos e terrestres, com fundamental importância ambiental, econômica e de saúde pública.

O interesse sobre o tema tem crescido no Brasil e no mundo, nas últimas décadas. No Paraná, um grupo de pesquisadores da UP, UFPR, IFTPR, CEM (UFPR) e UNESPAR promovem, desde 2013, o evento regional denominado de Encontro Parananense de Malacologia. O primeiro foi realizado também na UP, com o tema “Um olhar sobre a malacologia no Paraná”, e serviu principalmente para reunir os pesquisadores atuantes na área.

O segundo encontro foi realizado em 2015 e teve como principal objetivo apresentar os avanços da malacologia paranaense a alunos de graduação, incentivando a formação de novos pesquisadores. Já o encontro de 2017 teve o intuito de discutir estratégias para fortalecer a malacologia paranaense e conservar a malacofauna do estado.