Participe do desafio de fotografar a fauna urbana de Curitiba

6 de maio de 2022

Com grande quantidade de áreas verdes e árvores, não é difícil se deparar com algum exemplar da fauna urbana por Curitiba. De sexta (29/4) a segunda-feira (2/5), a Prefeitura convida a população a fazer o registro fotográfico destes animais para o desafio mundial Natureza nas Cidades (em inglês, City Nature Challenge).

O objetivo do evento, que é realizado desde 2018 internacionalmente, é chamar a atenção para a biodiversidade em ambientes urbanos. “Não nos falta material para participar do desafio, tanto que Curitiba garantiu o 43º lugar geral em 2018”, lembra o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo. “Queremos, pelo menos, repetir o feito”, completa.

Na capital, neste ano, haverá uma equipe do departamento para orientar sobre o desafio e as observações no sábado (30/4) e domingo (1/5), no Parque Barigui. O estande estará no estacionamento, próximo ao Salão de Atos, junto ao evento de Adoção Amigo Bicho, das 9h30 às 16h, com a distribuição de materiais educativos.

Quem quiser, também pode postar seu registro no instagram, marcando #naturezaurbanacuritiba e aparecer no perfil da Prefeitura (@curitiba_pmc).

Toda ajuda é bem-vinda

Com o smartphone na mão, basta clicar o que mais se vê por Curitiba: o verde exuberante e os animais silvestres. As contribuições da Grande Curitiba poderão ser conferidas no site da plataforma.

O upload do material pode ser feito na plataforma iNaturalist, onde vai receber identificação e ser contabilizado para o local da observação. O aplicativo está disponível para iOS e Android (links abaixo, no passo a passo).

O evento foi criado por pesquisadoras do Museu de Los Angeles de História Natural e da Academia de Ciências da Califórnia. Trata-se de uma competição internacional para o registro do maior número de plantas e animais em cada cidade participante.

Veja como participar

– Faça o download do app iNaturalist para iOS ou Android e cadastre-se
– Registre animais ou plantas que encontrar
– Suba as imagens no aplicativo