Parceria entre CRBio-07 e IGB irá oferecer benefícios a Biólogos registrados

9 de dezembro de 2020

gerenciamento residuos solidos formobile
O Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio–07 formalizou acordo de cooperação com o Instituto Gestão Brasil (IGB) para disponibilizar gratuitamente ao profissional Biólogo videoaulas de habilitação no uso de sistema de elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS.

Com a aprovação da Lei 14.026 de 15 de julho de 2020, que atualizou o Marco Regulatório de Saneamento Básico, ficou evidenciada a necessidade dos municípios se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010), cobrando dos grandes geradores a apresentação dos PGRS, criando, assim, mais uma oportunidade na atividade para o Biólogo nas áreas de saúde, gestão ambiental, meio ambiente, biotecnologia etc.

Com esta ação, o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), pretende coletar as informações “quali-quantitativas” de toda a cadeia de resíduos dos grandes geradores, ou seja, quem gera, onde é gerado, quem transporta e para onde ele é destinado. É nesse sentido que a parceria CRBio-07 e IGB entra, para disponibilizar aos Biólogos os conhecimentos e instruções do uso de ferramenta para elaboração de PGRS. Uma ferramenta informatizada que irá facilitar em muito os trabalhos de elaboração, otimizando tempo e padronizando os processos. Esse “software” estará integrado ao Sistema de Recepção e Gestão de Resíduos Sólidos que será usado pelos municípios. Dessa forma, todo o processo desde a elaboração até a aprovação será totalmente eletrônico.

Mais do que trazer informações e orientações, a cooperação técnica virá beneficiar a todos por meio de videoaulas on-line, lives, descontos na licença de uso do software, ações interativas e tudo mais que possa trazer maior segurança e qualidade para os trabalhos dos profissionais registrados no CRBio-07.

Em breve estará disponível no site do CRBio-07 o local para acesso às videoaulas.