Paraná lança painel interativo para monitoramento de fauna silvestre

26 de outubro de 2022

O Instituto Água e Terra (IAT), que faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), lançou na segunda-feira (24) o Simfauna (Sistema de Informação para Monitoramento de Fauna Silvestre). O painel interativo apresenta um compilado de estudos apresentados ao longo de 12 anos nos licenciamentos ambientais.

Segundo a Bióloga Paula Vidolin (CRBio 25.256/07-D), do IAT, o intuito do levantamento e organização desses dados foi o de fornecer fontes de informações preciosas, até então existentes apenas em documentos e arquivos do Instituto. “Fizemos levantamento e planilhamento dessas informações, chegando a um banco de dados robusto, tanto para o consultor, empresário, pesquisador ou quem queira levantar informações sobre determinada região ou espécie”, disse.

O Simfauna tem mais de 141 mil registros cadastrados da fauna nativa no Paraná e deve chegar, nos próximos dias, a 300 mil registros. É possível pesquisar por ano, município, grupo, atividade, espécie, entre outras especificidades.

A plataforma foi elaborada pelo Núcleo de Inteligência Geográfica do IAT e integra o i9 Ambiental (Inovação Ambiental do Paraná), programa que prevê investimentos em tecnologia para garantir a transparência do órgão ambiental.

:: Acesse o painel


* Com informações da Sedest