Nota de pesar do CRBio-07 pelo falecimento do Biólogo professor Samuel Lago

15 de junho de 2020

O Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio manifesta pesar pelo falecimento do Biólogo professor Samuel Ramos Lago (CRBio 25.895/07-D), ocorrido no dia 13 de junho. Formado em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1964), estudou pós-graduação em Orientação Educacional nos dois anos seguintes. Logo depois, passou a lecionar para as turmas de Biologia e Química, na disciplina de “Didática Especial – Prática de Ensino” na PUCPR.

Como docente, apesar da pouca idade e experiência, sempre procurou ser um professor “revolucionário”, que gostava de dar aulas de forma diferente. Por esta razão, prestou concurso para lecionar Ciências e Biologia no Colégio Estadual do Paraná e passou entre os primeiros lugares. No CEP, ajudou a organizar as primeiras Feiras Municipais de Ciências (FEMUCIS). Em 1972, foi um dos fundadores do Grupo Positivo, referência nacional em gráfica, informática, universidade e livros didáticos.

Em entrevista à revista BIOPARANÁ, publicada na 21ª edição (página 12), Samuel afirmou que não escolheu Biologia, mas nasceu Biólogo, tamanha era sua paixão pela profissão. “Uma mensagem que deixo para os meus colegas Biólogos é que nunca deixem de pensar grande, inovar e aceitar desafios para mudar o status quo vigente”, afirmou ele na entrevista.

Aos familiares e amigos do professor Samuel Lago nossos mais sinceros sentimentos.