Nota de falecimento do professor Rudolf Bruno Lange

18 de janeiro de 2016

É com grande pesar que o Conselho de Biologia do Paraná (CRBio-07) comunica o falecimento do naturalista e professor Rudolf Bruno Lange aos 94 anos de idade, no último dia 14 de janeiro de 2016. O profissional, que foi precursor em História Natural no estado (graduação que deu origem ao atual curso de Ciências Biológicas), foi sepultado na sexta-feira, dia 15, em Curitiba.

A capacidade intelectual e trajetória de vida foram os diferenciais de história desse professor exemplar, que contribuiu com a formação de centenas de Biólogos paranaenses. Lange realizou muitos estudos reconhecidos no meio acadêmico e parcerias profissionais que o fizeram ser admirado pela classe dos Biólogos.

As pesquisas e alguns materiais coletados pelo professor Lange, por exemplo, serviram de base para a fundação do Museu de Zoologia da PUCPR, inaugurado em junho de 2000. Em sua vida profissional, começou atuando como professor da área de Biologia, na rede estadual de ensino, em 1945, mesmo ano em que se formou na primeira turma de História Natural do Paraná. Em 1954, já estava lecionando no ensino superior. De 1964 a 1965, foi chefe do Departamento de História Natural da PUCPR. Em 1978, Lange fundou a revista científica “Estudos de Biologia”, publicação da PUCPR e, no mesmo ano, assumiu a coordenação do curso de Biologia da Universidade, cargo que ocupou até 1983.

O CRBio-07 lamenta profundamente o falecimento do professor Lange e deixa condolências a amigos e familiares.

Para saber mais sobre a trajetória profissional de Lange, confira aqui uma reportagem com uma entrevista exclusiva do professor para a revista BIOPARANÁ (nº 11/2012).

 ok