Nota de Falecimento do professor Estefano Jablonski

1 de março de 2016

Com pesar, o Conselho de Biologia do Paraná (CRBio-07) comunica o falecimento do professor e naturalista Estefano Francisco Jablonski. O sepultamento aconteceu no último dia 27 de fevereiro de 2016, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Jablonski entrou para o curso de História Natural, na PUCPR, em 1970. Concluiu a graduação em 1973 e, no ano seguinte, foi admitido como professor da universidade. Durante o período em que lecionou na instituição, desenvolveu inúmeros trabalhos acadêmicos e de pesquisa, entre eles catálogos e listas catalográficas sobre várias espécies do estado, como a primeira lista de mamíferos do Paraná, em 1981, a qual foi elaborada em conjunto com o naturalista Rudolf Bruno Lange (que faleceu em janeiro deste ano). O material compõe o acervo publicado sobre Morfologia animal, fichários de Mesologia e Ornitologia.

O naturalista seguiu carreira na área da Zoologia e produziu diversas peças de taxidermia, que serviram de base para a fundação do Museu de Zoologia da PUCPR, inaugurado em 2000.

O CRBio-07 lamenta a perda desse grande profissional da Biologia e manifesta pesar para familiares e amigos.

Confira a entrevista concedida por Jablonski e Lange, que conta um pouco da trajetória desses ilustres pesquisadores, para a revista BIOPARANÁ (nº 11/2012).