Nota de falecimento de Noemy Yamaguishi Tomita

17 de setembro de 2015

É com imenso pesar que o Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07) informa e lamenta o falecimento da Bióloga e ex-presidente do Conselho Federal de Biologia Noemy Yamaguishi Tomita, na data de 16 de setembro de 2015. Dra. Noemy Tomita teve papel crucial na luta pela regulamentação da profissão do Biólogo.

Como presidente da Associação Paulista de Biólogos, Tomita desencadeou o movimento pela criação da profissão no Brasil, o que desembocou na aprovação da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979. Além de ter sido pioneira na luta pela formalização da profissão de Biólogo, a Dra. Noemy Tomita teve grande importância na estruturação do CRBio-01, do qual foi presidente, e na continuidade dos trabalhos à frente do Conselho Federal de Biologia (CFBio).

Tomita assumiu a presidência do CFBio em 1999, tendo sido reeleita para o segundo mandato em 2003. Como presidente do CFBio, ela foi responsável por criar o CRBio-06 e o nosso CRBio-07, instalados em janeiro de 2006. O pioneirismo de coordenar o desenvolvimento do primeiro conselho para apenas um estado brasileiro, mostra a grande visão da profissional de, em um futuro próximo, cada estado da federação ter seu conselho regional específico.

O presidente do CRBio-07 Jorge Augusto Callado Afonso lamenta a perda da colega e reforça a importância de suas ações em favor da categoria profissional. “O CRBio-07 só existe hoje devido ao apoio incondicional prestado aos Biólogos do Paraná pela Dra. Noemy. Hoje, todos os Biólogos brasileiros podem se considerar órfãos. Desejamos força a sua família”.

O velório aconteceu na cidade de São Paulo, na tarde de hoje.

noemy2