Morre François Gros, Biólogo que ajudou a descobrir o RNA Mensageiro

22 de fevereiro de 2022

Morreu na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, aos 96 anos, o Biólogo francês François Gros. A informação foi dada pela Academia Francesa de Ciências no domingo, dia 20.

Em 1961, Gros foi um dos descobridores do ácido ribonucleico (RNA), conhecido como mensageiro, que transporta a informação desde os cromossomos até o sistema de formação das proteínas.

A contribuição do Biólogo para a decodificação da função genética foi decisiva na revolução molecular da Biologia, destacou a Academia Francesa numa biografia que divulgou do cientista. A descoberta abriu caminho, por exemplo, para o uso da tecnologia nas principais vacinas contra a covid-19, entre elas a da Pfizer e da Moderna.

François Gros iniciou a sua carreira em 1945 como bolsista no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), onde assumiu as funções de diretor de investigação (1962-1968) e membro do conselho de administração (1976). Foi ainda diretor-geral do Institut Pasteur, entre 1976 e 1981.

Em colaboração com Jacques Monod e François Jacob, o trabalho de Gros permitiu identificar como se efetua em nível molecular a regulação do funcionamento genético nas bactérias sob a influência de “estímulos externos”.