MEC abre consulta sobre Base Curricular. Biólogo, participe, dê sua contribuição!

17 de fevereiro de 2016

O Conselho Federal de Biologia – CFBio conclama os Biólogos a participarem de Consulta Pública do Ministério da Educação sobre o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC).

O prazo para participar da consulta pública vai até 15 de março de 2016. As contribuições ao texto deverão ser enviadas por meio do portal da BNC (acesse aqui).

A Base Nacional Comum Curricular visa estabelecer os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio.

Com a BNC, ficará claro o conteúdo fundamental que precisa ser ensinado nas escolas nas seguintes Áreas de Conhecimento: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas.

No capítulo sobre as Ciências da Natureza, o texto preliminar da BNC apresenta os objetivos gerais de sua aprendizagem e os componentes curriculares que deverão ser trabalhados em sala de aula em cada ano da Educação Básica, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A BNC estabelece quatro eixos estruturantes: 1- Conhecimento conceitual das Ciências da Natureza; 2 – Contextualização histórica social e cultural; 3 – Processos e práticas de investigação; 4 – Linguagens das Ciências da Natureza.

Quanto ao componente curricular Biologia, o documento propõe que seu ensino seja organizado a partir de sete unidades de conhecimento:
Biologia: a vida como fenômeno único e seu estudo
Biodiversidade: organização, distribuição e abundância
Metabolismo: transformação de matéria e energia, e manutenção dos sistemas vivos
Organismo: sistema natural complexo e autorreguláveis
Hereditariedade: padrões e processos de armazenamento, transmissão e expressão de informação
Evolução: padrões e processos de diversificação da vida
Os ecossistemas, gestão ambiental e diversidade sociocultural

Acesse aqui o texto referente às Ciências da Natureza e à Biologia.

Fonte: CFBio

BlogWebsite 597 11 Imagem