Livro que aborda aspectos históricos e atuais da lepidopterologia está disponível online

13 de julho de 2020

Escrito pelo Biólogo Deni Lineu Schwartz Filho (CRBio 34.024/07-D) e pela Bióloga Maristela Zamoner (CRBio 50.002/07-D), o livro “Lepidopterologia: novas perspectivas em pesquisa e conservação” discute aspectos históricos e atuais do estudo dos lepidópteros.

No primeiro capítulo, são abordadas cinco diferentes gerações do estudo. A 1ª, caracterizada por produção de desenhos, a 2ª definida pela formação das coleções científicas, na qual surge o Paradigma do colecionador, a 3ª advinda de preocupações ambientais que estimularam o desenvolvimento do manejo de lepidópteros, a 4ª moldada pela sistemática molecular e a 5ª que reúne os saberes das anteriores agregando tecnologias digitais e internet.

O segundo capítulo apresenta um estudo de caso com resultados preliminares da aplicação experimental da 5ª geração. O terceiro capítulo sugere que as listas de espécies incluam informações capazes de refletir a biodiversidade ao longo do tempo e se beneficiem das tecnologias abarcadas na 5ª geração. O quarto capítulo apresenta a descrição da Armadilha Curytiba, que permite estudos de 5ª geração para lepidópteros noturnos. Por fim, registra-se que o contexto ambiental mundial e a crise de manutenção das coleções científicas impulsionam o emprego das inovações trazidas pela 5ª geração, oportunizando caminhos que favorecem efetivamente a conservação dos lepidópteros.

Clique na imagem abaixo para baixar a versão online do livro: