Ibama/PR publica portaria proibindo uso do Rio São João, em Guaratuba

11 de abril de 2018

A portaria Nº 1.002, publicada em 11 de abril de 2018, pelo Ibama/PR, proíbe o “uso recreativo, esportivo, pesqueiro, bombeamento para irrigação ou outros fins no Rio São João, no município de Guaratuba/PR, até sua desembocadura na Baía de Guaratuba, por tempo indeterminado”.

A medida foi tomada após um acidente rodoviário ocorrido em 6 de abril, no quilômetro 675 da BR-376, entre a localidade do Rio Bonito e a Comunidade Pedra Branca do Araraquara, em Guaratuba, no litoral paranaense.

A preocupação é com o vazamento, no Rio São João, de 30.000 litros de óleo diesel e 7.000 litros do produto Osmose K33 (Arseniato de Cobre Cromatado), produto utilizado na preservação e tratamento de madeira bruta, com elevada toxidade quando em contato direto no meio ambiente.

A portaria considera a ausência de informações precisas sobre a extensão da contaminação no Rio, somada às “constatações em vistoria pela equipe de emergências ambientais do Ibama/PR, que atestou a contaminação acompanhada de mortandade de peixes”.

Segundo a determinação, a revogação da proibição está condicionada aos resultados de amostras de qualidade de água, a serem realizadas pelo órgão estadual de meio ambiente – Instituto Ambiental do Paraná (IAP).