Funbio contrata empresa de consultoria para elaboração dos PMMAs no Paraná

4 de maio de 2018

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) abriu uma chamada de manifestação de interesse para que organizações de pessoa jurídica (PJ) demonstrem qualificação para “apoiar a elaboração e implementação participativa dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), considerando a adaptação à mudança do clima baseada em ecossistemas (AbE), dos sete municípios do litoral do estado do Paraná”.

O prazo para encaminhar documentação é 21 de maio de 2018. Para se habilitar para a próxima etapa do processo de seleção, é necessário que a empresa comprove, entre outras coisas, “pelo menos 05 anos de experiência em projetos na área de meio ambiente, que contemplem atividades de mobilização, capacitação, processos participativos, educação ambiental, e planejamento ambiental”. O modelo completo está disponível aqui

O Projeto “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica” tem por objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa na Mata Atlântica, com ênfase em regiões onde se localizam mosaicos de unidades de conservação selecionados, contribuindo para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A duração desse projeto será de quatro anos. A realização é do governo brasileiro, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e ocorre no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha. O aporte inicial para o estudo é do KfW e da Agência de Implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), com aporte do governo federal brasileiro e outros parceiros.

O Funbio administrará os recursos do módulo de cooperação financeira doados pelo KfW e será responsável pela condução operacional e pela contratação de bens e serviços, bem como pelo monitoramento técnico e financeiro do projeto.