Estudo avalia estratégias de conservação da Araucária

1 de abril de 2021


A revista científica Perspectives in Ecology and Conservation publicou em março o artigo Collaborative management as a way to enhance Araucaria Forest resilience, de autoria do Biólogo Mário Sérgio Muniz Tagliari (CRBio 83.919/07-D), em colaboração com outros pesquisadores.

O estudo avalia estratégias alternativas de conservação da Araucária ao longo da sua extensão (sul e pequenas manchas no sudeste) e mostra os prós e contras de adotar um modelo de conservação baseado em co-manejo. “Nosso estudo tem impacto socioeconômico, além do ambiental, pois mostramos a importância para este ecossistema dos pequenos agricultores e coletores do pinhão”, afirma o Biólogo.

São propostos dois modelos teóricos amparados na teoria de feedbacks, que depois são comparados para ver qual seria o resultado de ambos. Um modelo usa a estratégia clássica de conservação via Unidades de Conservação e o outro a ideia de manejo colaborativo de conhecimento ecológico tradicional.

O resultado é a possibilidade de um feedback positivo em relação ao co-manejo, que em teoria favorece um estado alternativo do sistema, possibilitando inclusive sua expansão. Já o modelo conservacionista restritivo teve um feedback negativo, que em tese “amortece” o atual sistema. Para fundamentar esses modelos foram entrevistados 97 pequenos agricultores nas duas regiões.

>> Leia aqui o artigo (em inglês)