Duas grandes perdas para a Biologia: Morrem Tom Lovejoy e E. O. Wilson

28 de dezembro de 2021


O ano de 2021 está terminando com duas perdas inestimáveis para as ciências biológicas. No sábado, dia 25, morreu Tom Lovejoy, aos 80 anos, e no domingo, dia 26, faleceu E. O. Wilson, aos 92 anos.

O Biólogo Thomas Lovejoy foi quem usou pela primeira vez a expressão diversidade biológica, a biodiversidade. Foi um dos pesquisadores mais importantes da conservação e um dos cientistas que mais estudou a biodiversidade amazônica.

Em um de seus últimos artigos, publicado em 2 de novembro no New York Times, escrito com o economista John Reid, Lovejoy mencionou o acordo para parar o desmatamento em 2030, assinado por mais de cem países participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), realizada em Glasgow, no Reino Unido.

O Biólogo Edward Osborne Wilson é considerado o pioneiro da biologia evolutiva e “herdeiro natural de Darwin”. Foi o primeiro a descobrir que as formigas se comunicam por meio de uma troca de substâncias químicas, agora conhecidas como feromônios.

Wilson estabeleceu a sociobiologia como um novo campo da ciência, dedicado ao estudo do comportamento social dos animais, incluindo os humanos. Ganhou o prêmio Pulitzer de não ficção 1979 pela obra “On Human Nature” e em 1991 por “The Ants”.

Nós, Biólogos e Biólogas, lamentamos as perdas de cientistas tão fundamentais para a Biologia, ao mesmo tempo em que agradecemos por suas existências que tanto contribuíram para a ciência.