Dia do Biólogo 2023: Depoimento do Biólogo Fábio Teruo Mise

3 de setembro de 2023

“Biologia é uma coisa que sempre voltou para minha vida em momentos difíceis. Durante a minha jornada, pensei muitas vezes em seguir outra carreira profissional, por ter tido dificuldades em arranjar emprego na área.

Porém, ironicamente, a biologia aparentemente nunca desistiu de mim.

Uma das vezes, após meu doutorado, havia passado um ano prestando concursos na área, sem sucesso, e num último processo seletivo que eu fiz, antes de acabar todo dinheiro que havia guardado, consegui passar como professor temporário em uma universidade. Se não tivesse passado, eu já estava planejando mudar de área.

Alguns anos depois, pensei novamente em “sair” da biologia, pois o serviço como temporário era acompanhado de muita insegurança. Estava estudando para concursos em outras áreas, provas mais gerais. Já estava aceitando um emprego mais seguro e estável em outra área fora da biologia. Nesse período, despretensiosamente, fiz uma prova para biólogo e fui aprovado. Assim a biologia me trouxe de volta para ela.

O motivo disso tudo ter ocorrido faz parte daqueles mistérios engraçados da vida, que é difícil de entender, mas apreciamos pela jornada recheada de vários momentos bons. E a biologia é isso, é algo que é ciência, mas possui os seus pontos poéticos e afetivos, não é exata mas nos dá a certeza que é bela e digna de admiração.”
 

Fabio Teruo Mise (CRBio 130247/07-D) – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência na área de Ecologia e Ictiologia. Mestrado concluído em 2012 na área de Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. A dissertação foi desenvolvida na área de ecomorfologia e ecologia trófica. Doutorado concluído em 2017, pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. A tese foi desenvolvida com diversidade funcional em peixes de rios. Atuou como professor colaborador na Unicentro – Guarapuava, na área de Biologia Geral. Nesse período integrou os laboratórios de Biologia Aquática e Educação Ambiental (2018 – 2023). Atualmente é servidor público na Unidade de Vigilância e Zoonoses, vinculada à Secretaria de Saúde da prefeitura municipal do município de Pinhais – PR.

:: Confira outros depoimentos