Dia do Biólogo 2023: Depoimento da Bióloga Priscilla Esclarski

1 de setembro de 2023

A Biologia é a minha essência e estilo de vida! A Biologia rege minha forma de pensar, agir, reagir e ver o mundo. Ela tem a capacidade de aflorar meu senso de justiça e também a mais profunda sensibilidade e brilho nos olhos.

Não há como se dissociar a profissão de mim, eu sou bióloga e sinto que nunca me tornei, mas nasci assim e com o tempo descobri que poderia também fazer dela minha profissão.

A paixão pela natureza, a curiosidade pelas formas de vida, a vontade de estar em contato com a natureza, o apreço pelas coisas comuns e desimportantes, sempre esteve lá. Apenas adquiri foi a titulação. 

A biologia não foi a profissão que eu escolhi, foi a que me escolheu, a minha vocação e sou realizada por isso! Pois através da biologia posso expressar o amor e respeito pela vida que adquiri ainda na infância.  

Ainda que seja difícil fazer ciência no Brasil, eu ainda acredito, insisto e persisto! E sigo me inspirando na frase de Martin Luther King “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”

A Biologia pode não ser a profissão mais popular, reconhecida, a mais fácil ou rentável, mas é a que me satisfaz.

E o que é a felicidade senão a satisfação de ser quem essencialmente se é? 

Priscilla Esclarski (CRBio 83233/07-D– Ornitóloga, especializada em Strigiformes. Pós-doc na Universidade Federal de Viçosa – MG. Pesquisadora no Global Owl Project, Pró-Corujas, e Rede OrnitoMulheres. Coordenadora brasileira do projeto Burrowing Owls in the Americas e dos projetos de educação ambiental e ciência cidadã Vem Passarinhar Paraná e Passaringá.

:: Confira outros depoimentos