Dia de Proteção aos Manguezais: relatório de 2021 mostra o estado desse ecossistema pelo mundo

26 de julho de 2022

O dia 25 de julho foi estabelecido como o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. São áreas úmidas que ocorrem na transição entre ambientes marinhos e terrestres, sujeitos ao regime de marés. Incidem nas regiões tropicais e subtropicais do planeta. O Brasil é o terceiro país com maior área de manguezais e o que abriga a maior área contínua desse ecossistema: se estendem desde o Oiapoque, no Amapá, até Laguna, em Santa Catarina, totalizando uma área de 1,2 milhão de hectares.

O relatório O estado dos manguezais pelo mundo 2021, publicado pela Global Mangrove Alliance, destaca que mapas globais desenvolvidos pela equipe da Global Mangrove Watch (GMW), que vem trabalhando em estreita colaboração com a GMA desde 2019, fornecem informações valiosas sobre a extensão dos manguezais. Os mapas mostram 136 mil km² de manguezais em todo o mundo em 2016. O sudeste asiático abriga quase um terço de todos os manguezais, sendo que só a Indonésia abriga quase 20%.

O documento revela o estado da ciência dos manguezais pelo mundo e apresenta uma diretriz para 2030: aumentar a conscientização pública e o apoio institucional para o avanço da recuperação e a construção da regeneração dos manguezais em todo o mundo. A meta é recuperar 20% da cobertura até 2030.

>> Baixe o relatório O estado dos manguezais pelo mundo 2021