Dez livros da Biologia para você baixar de graça

1 de abril de 2022


Embora a internet tenha se tornado um instrumento para propagação de notícias e informações falsas, popularmente conhecidas como fake news, é também por ela que temos acesso a rico conteúdo elaborado com base científica, e ainda melhor: disponível gratuitamente.

Listamos aqui dez livros de Biologia que você pode baixar para ler em seu computador, no tablet ou no celular. Confira!

Ação socioambiental na Amazônia: Educação, saúde, e produção em comunidades

A publicação aborda conceitos e possibilidades para a atuação interdisciplinar em projetos de intervenção comunitária a partir de experiências de campo na Amazônia brasileira dos 17 autores de diferentes regiões do país, vinculados a universidades e ao terceiro setor.

A organização do livro é dos professores Diógenes Valdanha Neto, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Silvio Eduardo Alvarez Candido, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

>> Baixe a publicação

Atlas dos Insetos

O livro foi publicado em inglês no ano de 2020 pela sede da Fundação Heinrich Böll e Friends of the Earth – Europe. A versão brasileira inclui artigos originais e adaptados de autores brasileiros. A edição brasileira é de dezembro de 2021.

A publicação apresenta fatos e dados sobre as espécies mais numerosas da Terra.

>> Baixe a publicação

Biologia: Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem do conhecimento científico nas diferentes esferas do saber

A obra reúne 18 artigos de professores, estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional, e tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do saber.

>> Baixe a publicação

Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras

A Embrapa Florestas disponibilizou os cinco volumes da coleção “Espécies Arbóreas Brasileiras”, de autoria do pesquisador da instituição, Paulo Ernani Ramalho Carvalho.

Os volumes trazem 340 espécies arbóreas nativas do Brasil, com informações detalhadas tais como taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins, complementadas com mapas, tabelas e fotografias.

>> Baixe as publicações

Como a Biologia pode erradicar a pobreza?

O livro-aplicativo “Como a Biologia pode erradicar a pobreza?”, conto de Frrit-Flacc de Júlio Verne, que busca sensibilizar os jovens sobre os grandes desafios humanitários da atualidade e engajá-los com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa do Colégio Sesi, em parceria com a startup StoryMax e com a Novozymes, foi lançado em 2016 com o apoio do Conselho de Biologia do Paraná (CRBio-07).

O livro-aplicativo vem com três traduções de especialistas em literatura e educação, em português, inglês e espanhol.

>> Versão para iOS
>> Versão para Android


Herpetofauna da Amazônia Central

Editado pelos Biólogos Sérgio Morato e Guilherme Nunes Ferreira e pela pesquisadora Michela Rossane Cavilha Scupino, a obra conta com a contribuição de Biólogos paranaenses na autoria dos capítulos.

Somente para a região da Amazônia brasileira estima-se a ocorrência de 240 répteis e 170 anfíbios. “Esses valores possivelmente encontrem-se subestimados, uma vez que estudos recentes conduzidos na região têm revelado tanto a descoberta de novas espécies quanto ampliado a distribuição conhecida de outras. Todos os autores que atuaram na região ao longo das últimas duas décadas salientam a necessidade de realização constante de pesquisas locais”, afirmam os autores na apresentação do livro.

>> Baixe a publicação

Lepidoterologia: novas perspectivas em pesquisa e conservação

Escrito pelo Biólogo Deni Schwartz Filho e pela Bióloga Maristela Zamoner, o livro traz discussões sobre novas perspectivas para lepidopterologia, destacadamente sob o ponto de vista de sua evolução histórica em pesquisa e conservação.

>> Baixe a publicação

O que o cenário atual revela ao ensino de Biologia?

O livro reúne experiências em diversas instituições de ensino. A obra, publicada pela Editora Na Raiz, é organizada pelos educadores e pesquisadores Raphael Alves Feitosa, Anne Karoline Cardoso Silva, Solonildo Almeida da Silva e Francisco Regis Vieira Alves.

>> Baixe a publicação

Os 14 artigos científicos que mudaram a história da Biologia da Conservação

A proposta da Bocaina com esta seleção é oferecer um bom começo para aqueles que querem conhecer um pouco mais da história da Biologia da Conservação.

Ao entrar no link abaixo e preencher seu e-mail e primeiro nome você receberá uma publicação em pdf que contém: resumo dos principais artigos da história da Biologia da conservação; apresentação dos autores dos artigos e seu papel na conservação; ícones com links clicáveis para todos os artigos; manual com os principais periódicos científicos de conservação; títulos de todos os artigos traduzidos para o português.

>> Acesse este link para cadastrar-se e baixar o conteúdo

Ovos, larvas e juvenis dos peixes da Bacia do Rio Paranapanema: uma avaliação para a conservação

O Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas da Universidade Estadual de Londrina – LEPIB/UEL, em parceria com a Duke energy Brasil e P&D ANEEL, publicou o livro “Ovos, larvas e juvenis dos peixes da Bacia do Rio Paranapanema: Uma avaliação para a conservação”. Os autores são em sua maioria Biólogos com atuação no estado do Paraná.

O livro traz valiosa contribuição para o conhecimento da ictiofauna local, auxiliando nos trabalhos de conservação das espécies, além de ser uma ferramenta para Biólogos em seus trabalhos de campo.

>> Baixe a publicação