“Desafio da Natureza” reunirá registros fotográficos dos espaços urbanos da região de Curitiba

23 de abril de 2020

 

Capivara no Parque Barigui. Foto: Luis Bassetti

 

Começa nesta sexta-feira, dia 24, o Desafio Mundial da Natureza nas Cidades (City Nature Challenge), uma maratona que tem como objetivo realizar um levantamento e registro da biodiversidade existente nos ambientes das cidades, tanto em áreas urbanizadas, como os parques, quanto em unidades de conservação urbanas. Os participantes poderão fotografar animais, plantas, fungos, líquens e briófitas encontrados na Região Metropolitana de Curitiba.

O desafio consiste em conseguir o maior número possível de “observadores” com várias observações feitas, incluindo as que tenham mais de uma imagem, e com experiência em ajuste/correção dos dados de localização e data. A fase de campo ocorrerá nos dias 24 a 27 de abril com o Bioblitz, ou Safári Fotográfico, no qual cada membro irá registrar o maior número possível de observações em casa, no trabalho, na escola, nos parques, em qualquer lugar com natureza nas cidades.

A fase de identificação acontecerá de 28 de abril a 3 de maio, quando ocorrerá um esforço concentrado para classificar, revisar e ajustaras as observações. A apresentação dos resultados mundiais será no dia 4 de maio.

Para participar é necessário baixar o aplicativo do iNaturalist e acessar o projeto Desafio da Natureza das Cidades. Saiba mais em inaturalist.org/projects/desafio-da-natureza-nas-cidades-2020-curitiba-pr-brasil.

Siga o perfil da partiipação de Curitiba e Região Metropolitana no CNC 2020