Deputado solicita Sessão Solene para homenagear os 40 anos da profissão de Biólogo

20 de março de 2019

sessao40anosbiologos

O deputado Fred Costa (PATRIOTA-MG) enviou requerimento em fevereiro para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitando a realização de Sessão Solene no dia 3 de setembro de 2019, Dia Nacional do Biólogo, em homenagem aos 40 anos de regulamentação da profissão.

No Requerimento Nº 613/2019, o deputado justifica que o objetivo é prestar a justa homenagem a “uma classe de suma importância a qualquer sociedade moderna, qual seja aquela que zela pelo estudo da vida no planeta, ou seja, geram conhecimentos sobre diversas espécies de plantas e animais e suas relações com o ambiente. Hoje, a biologia é uma ciência gigantesca que abarca diversas áreas do saber”. 

De acordo com o deputado, os Biólogos contribuem com a descoberta de respostas para questões fundamentais, pavimentando pesquisas científicas e impactando na melhoria da qualidade de vida de humanos e animais. “O profissional de biologia estuda e defende a maior riqueza do nosso planeta – a vida”, complementou no documento.

Por fim, ele reforçou a história da Biologia, que começou com o primeiro curso, então denominado História Natural, há 85 anos. No entanto, a regulamentação da profissão só aconteceu em 1979, com a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979. A mesma lei criou o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e os Conselhos Regionais de Biologia (CRBios). “São anos de lutas e realizações, que têm refletido no fortalecimento da profissão e no aumento de seu reconhecimento perante a sociedade”, conclui no requerimento.