Deputado protocola PL que reconhece Biólogos na área de Saúde Estética

13 de maio de 2019

PL estetica biologos

Crédito: Divulgação CFBio

O deputado Fred Costa (PATRI-MG) protocolou, na última quarta-feira (8), o Projeto de Lei Nº 2717/2019, que dispõe sobre o reconhecimento do Biólogo e de outras categorias profissionais a atuarem na área de Saúde Estética. A nova proposta foi protocolada em substituição PL Nº 1559/2019, que também tratava do assunto, mas cujo teor que não obteve consenso entre os Conselhos da área de Saúde envolvidos.

Antes de apresentar o novo projeto, o deputado se reuniu com membros desses Conselhos Profissionais no gabinete da liderança do Patriota na Câmara dos Deputados. O CFBio foi representado pela Conselheira e Bióloga Lourdes Maria Abdu El-moor Loureiro, que assinou o PL. Também estiveram presentes o assessor parlamentar do CFBio, Rogério Jansen, e o delegado do CRBio-04, Gildemar Crispim.

Para a Conselheira Lourdes Loureiro, a apresentação do Projeto de Lei é um grande passo no reconhecimento da atuação do Biólogo em Saúde Estética. “É um avanço para a profissão no Brasil. E o Biólogo que possui a devida especialização é, sim, um profissional habilitado para atuar em várias atividades na área”, reiterou a Conselheira, ao comemorar a tramitação do projeto no Congresso.

Durante a conversa, foi solicitada ao deputado a alteração do § 2º do Art. 1º, que determina que a “atuação profissional e procedimentos em saúde estética somente poderão ocorrer dentro dos limites definidos pelas legislações de regência de cada profissão e normas emanadas pelos seus respectivos Conselhos de Fiscalização Profissional”. No entendimento de alguns Conselhos, entre eles o CFBio, o texto – da maneira que está escrito – pode dar margem para questionamentos judiciais.

No entanto, com o objetivo de avançar nas discussões, ficou estabelecido – por decisão da maioria dos Conselhos presentes – que o texto do Projeto de Lei será questionado nas Comissões Temáticas. Assim, os Conselhos deverão solicitar as devidas alterações, via emenda parlamentar, durante a tramitação da proposta na Casa Legislativa.

O site da Câmara está realizando uma enquete sobre o tema. Participe da enquete e contribua para o reconhecimento da Saúde Estética como área de atuação do Biólogo!

Para participar acesse o link: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2200646.