Curso de Extensão em Dendrologia do Sul do Brasil realizado pela PUCPR

24 de março de 2023

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR realizará, a partir de maio, o Curso de Extensão em Dendrologia do Sul do Brasil. O objetivo é capacitar aqueles que têm interesse em atuar na execução de inventários florísticos/florestais e outros levantamentos que necessitem da identificação das árvores in loco. Como se sabe, a diversidade das florestas brasileiras é um obstáculo para estudos de vegetação, principalmente quando envolve o reconhecimento de um grande número de árvores.

A Dendrologia, que se baseia nas características macromorfológicas vegetativas das árvores, desponta como um conhecimento prático e bastante útil em trabalhos de campo. O reconhecimento de um conjunto de características, como folha, ramo, tronco, raiz, casca externa e interna, látex, odor, entre outros, aponta para determinado grupo taxonômico. Isso também ajudará o aluno a acessar os herbários físicos e virtuais com mais facilidade na busca da identificação de cada árvore.

Coordenado pelo Biólogo Eduardo Carrano (CRBio 25.845/07-D), o curso é dividido em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas serão em laboratório, onde cada aluno poderá aprender as principais características das famílias e gêneros analisando amostras a olho nu e em lupa. Quando este conhecimento estiver consolidado, serão realizadas duas aulas práticas, uma na Floresta com Araucária e outra na Floresta Atlântica, onde todos poderão praticar o reconhecimento das famílias, gêneros e espécies com a supervisão do professor.

O curso é voltado para alunos de graduação dos Cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e profissionais já formados que queiram se aperfeiçoar na identificação das principais famílias e gêneros de árvores que compõem as florestas sul brasileiras. Será oferecido na modalidade presencial, com 40 horas de duração. As aulas terão início no dia 2 de maio de 2023.

:: Faça sua inscrição