Curso de Ciências Biológicas da Universidade Positivo completa 20 anos

11 de março de 2019

O curso de Ciências Biológicas completa 20 anos nesse mês de março e celebra a marca com algumas conquistas importantes. 

Hoje, o curso conta com 186 alunos entre as modalidades de bacharelado e licenciatura e 24 professores mestres ou doutores com atuação no mercado profissional e/ou pesquisa acadêmica. Segundo a coordenadora e professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Positivo, Ana Meyer, “o corpo docente participa de programas de educação continuada na área de docência, o que permite o desenvolvimento de metodologias ativas e uso de tecnologias voltadas ao ensino”.

Em relação à estrutura, os alunos têm a sua disposição laboratórios para todas as áreas de conhecimento da biologia na graduação, além de laboratórios destinados à pesquisa, recursos de tecnologias de informação e comunicação, bibliotecas, o Programa de Iniciação Científica, com concessão de bolsas, e serviços diversos.

Implantado em 1999 nas modalidades de bacharelado e licenciatura, o curso passou a funcionar a partir do ano 2000 no Câmpus Ecoville com instalações mais modernas e infraestrutura preparada para o ensino e a pesquisa. Em 2002, o curso foi avaliado com o conceito A pelo MEC.

Atualmente, o curso de licenciatura possui o conceito 5 pelo ENADE e CPC. Em 2015, o curso na modalidade bacharelado recebeu o Selo de Qualidade do CFBio. A universidade também está entre as mais bem avaliadas a nível estadual e nacional.

A coordenadora do curso destaca que um dos diferenciais do curso foi se alinhar à área de Meio Ambiente e Diversidade com a inserção de disciplinas como Análises Ambientais, Recuperação de Áreas Degradas, Gestão Ambiental e Legislação Profissional. “Essas disciplinas somadas às matérias de Biologia da Conservação e Técnicas e Métodos em Educação Ambiental subsidiam a formação do profissional voltada à profissionalização e necessidades do mercado de trabalho”, explica.

WhatsApp Image 2019 03 06 at 15.41.26

Crédito: Divulgação Universidade Positivo