Curso, com apoio do CRBio, capacita Biólogos para projetos de licenciamento ambiental

12 de abril de 2017

Com apoio do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), fruto de um termo de cooperação técnica pactuando em janeiro com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estão abertas as inscrições para o curso Capacitação em Projetos e Gestão de Empreendimentos de Fauna Ex Situ. Ministrado pelos Biólogos Luiz Roberto Francisco e Deni Schwartz Filho, nos dias 25 e 26 de maio, na capital paranaense, o curso tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional da categoria, contribuindo para a celeridade nos processos de licenciamento de fauna junto ao órgão ambiental.

A programação está disponível em uma plataforma online, onde também é possível realizar as inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/capacitacao-em-projetos-e-gestao-de-empreendimentos-de-fauna-ex-situ-tickets-33524260967.

O evento abordará a legislação atual pertinente à manutenção de fauna ex situ, com ênfase na Portaria 246/2015 do IAP, nas diferentes categorias e objetivos de manutenção de espécies nativas e exóticas, projetos, manejo e sistemas de gestão.

Segundo o IAP, quase todos os processos que chegam ao órgão envolvem fauna, e a demora nos licenciamentos é fruto, principalmente, da falta de conhecimento dos técnicos e consultores sobre a forma de gestão ambiental do órgão.

“Para os Biólogos, esse curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, de complementação de formação. A intenção é capacitá-los para que os projetos enviados aos órgãos ambientais apresentem melhor qualidade, contribuindo para a celeridade nos licenciamentos”, explica o presidente do CRBio, Jorge Augusto Callado Afonso.

O objetivo é que, depois de Curitiba, outros municípios do Paraná recebam o curso ao longo do ano.