Crianças curitibanas poderão ser Biólogas por um dia durante as férias

9 de julho de 2022

A equipe do Museu de História Natural Capão da Imbuia vai levar Educação Ambiental e curiosidades às férias dos curitibinhas. Além de poder conferir os elementos do bioma da Floresta com Araucárias em uma exposição especial, o período marca o retorno das atividades do “Biólogo Mirim por um Dia” para as crianças.

As inscrições para o “Biólogo por um Dia”, começam nesta sexta-feira (8/7), pelo Guia Curitiba. As atividades acontecem nas quartas-feiras (13 e 20/7), com duas turmas por dia (das 10h às 12h e das 14h às 16h). O total é de 56 vagas, com participação gratuita e cerca de duas horas de duração.

De acordo com a chefe do Museu, a bióloga Patricia Weckerlin, os participantes poderão acompanhar a rotina dos pesquisadores, simulando ações de pesquisa de campo e atividades com as coleções científicas biológicas de animais taxidermizados. “O dia a dia do nosso trabalho de pesquisa ajuda as crianças a entender a importância da conservação da fauna”, explica Patrícia. A visita inclui um passeio pelo Bosque Capão da Imbuia, na área externa do Museu, e pelas coleções científicas.

Floresta com Araucária

exposição inclusiva montada para o mês do Meio Ambiente fez sucesso e permanece entre as atrações de férias. No caminho sensorial, há informações sobre a fauna e a flora do bioma tão característico da região de Curitiba. “É possível perceber as texturas da pinha, do tronco da araucária e saber mais sobre os animais que compõem esse cenário”, conta a chefe do Museu.

O Museu

O Museu é referência nacional na área de pesquisa zoológica e mantém um setor expositivo aberto à comunidade. Nas visitas, é possível ver dioramas, animais taxidermizados e plantas desidratadas dos principais ambientes brasileiros representados no Paraná e a exposição externa “No Caminho das Araucárias“, composta por vitrines e painéis dispostos ao longo de uma passarela elevada no bosque.

Serviço – Férias no Museu Capão da Imbuia
Endereço:  Museu da História Natural (Rua Benedito Conceição, 407, entrada principal, na esquina com a Rua Nivaldo Braga)

Biólogo Mirim por Um Dia
Data: 13/7 e 20/7 (quarta-feira)
Hora: das 10h às 12h e das 14h às 16h
Inscrições gratuitas: Guia Curitiba

Exposição inclusiva Floresta com Araucária
Data: até 31/7 (de terça a domingo)
Hora: das 9h às 16h45
Agendamento: grupos de mais de cinco pessoas, pelo telefone (41) 3313-5481

Fonte: Prefeitura de Curitiba