CRBio indica representantes para Grupo de Sustentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

5 de abril de 2017

O Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07) indicou dois representantes para compor o Grupo de Sustentação, que vai validar os relatórios das metas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná. A indicação é fruto de um convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema/PR) para que o CRBio componha o Grupo, que também irá contribuir com críticas e sugestões no processo de elaboração do Plano.

O presidente do CRBio-07, Jorge Augusto Callado Afonso, indicou o Biólogo Paulo Luciano da Silva como representante titular no Grupo de Sustentação, e a Bióloga Cláudia Regina Boscardin como suplente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal 12.305/2010, reúne um conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes e metas visando a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Um desses instrumentos são os Planos de Resíduos Sólidos (nacional, estaduais, microrregionais, intermunicipais e municipais).

Em 30 de dezembro de 2011, a Sema/PR assinou contrato permitindo a transferência de recursos financeiros da União para a execução de elaboração de Plano Estadual de Resíduos Sólidos para o Estado do Paraná (PERS/PR). Após processo licitatório, a Secretaria contratou o Consórcio ENVEX/ENGEBIO para consultoria de elaboração do Plano.