CRBio-07 solicita participação em Comitê de Espécies Exóticas Invasoras

12 de julho de 2017

O presidente do CRBio-07, Jorge Augusto Callado Afonso (CRBio 8.085/07-D), enviou ofício ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) solicitando a possibilidade de o órgão ocupar uma cadeira no Comitê Estadual de Espécies Exóticas Invasoras. O documento também requere informações sobre o funcionamento do Conselho Estadual de Proteção à Fauna – Confauna, criado para subsidiar e assessorar tecnicamente a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o IAP na regulamentação e execução das ações previstas na Política Estadual de Proteção à Fauna Nativa.

“Ou seja, arguimos se o IAP e SEMA pretendem promover a reativação do referido conselho ou se suas atribuições serão incorporadas no Regimento Interno do recém-criado Conselho Estadual de Direitos Animais – CEDA. Na hipótese da reativação do Confauna, também manifestamos o interesse do CRBio-07 em vir a compor este conselho”, completa Jorge.

Visando contribuir para o desenvolvimento socioambiental do estado, o CRBio-07 participa de conselhos e comitês, como Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEMA, Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense – COLIT, Conselho Estadual de Direitos Animais – CEDA e Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná, este último vinculado ao Ministério Público do Estado do Paraná.

A possibilidade de ter um representante do órgão no Comitê de Espécies Exóticas Invasoras se embasa no Código de Ética do Profissional Biólogo aprovado pela Resolução CFBio nº 02 de 05 de março de 2002, que, em seu Artigo 2º, Capítulo I, afirma: “Toda atividade do Biólogo deverá sempre consagrar respeito à vida, em todas as suas formas e manifestações e à qualidade do meio ambiente”.