CRBio-07 recebe consultas de Biólogos sobre criação de um sindicato da categoria

30 de maio de 2017

Biólogos de todas as regiões do estado têm procurado informações junto ao Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), para criar um sindicato da categoria. No Brasil, apenas Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás contam com sindicatos de Biólogos. Em breve, a data de uma reunião para tratar do tema será divulgada pelo CRBio-07.

“O CRBio-07 apoia a criação de um sindicato da categoria no estado, pois é muito importante para a consolidação de nossa profissão ter mais de uma instituição em defesa dos Biólogos, principalmente nas questões trabalhistas, como piso salarial, acordos coletivos anuais e jornada de trabalho”, defende o presidente do Conselho, Jorge Augusto Callado Afonso.
Vale lembrar que, por lei, os conselhos profissionais têm como função de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional da categoria que representam. Já os sindicatos são pessoas jurídicas de direito privado que defendem a melhoria nos direitos trabalhistas dos seus filiados, como salário, horas extras, insalubridade, acordos e dissídios coletivos.

Outra figura jurídica prevista no Código Civil é a associação, sem fins lucrativos, formada pela reunião de pessoas com o objetivo de lutar pelo bem-estar coletivo em áreas específicas. Assim, uma Associação de Biólogos pode ser constituída com finalidade de contribuir para a atualização e o aprimoramento profissional, por meio da promoção de eventos, cursos, vendas de publicações técnicas e a criação de grupos de trabalho em áreas temáticas específicas.

Mais informações sobre o tema foram publicadas na editoria Mercado de Trabalho da edição 25 da Revista BIOPARANÁ. Confira aqui.