CRBio-07 completou quinze anos: saiba como esta história começou

7 de fevereiro de 2022

O Conselho Regional de Biologia da 7ª Região completou em 2021 quinze anos de atuação em defesa da categoria profissional dos Biólogos – os primeiros conselheiros e a primeira diretoria tomaram posse no dia 6 de janeiro de 2006. Embora a pandemia da covid-19 não tenha permitido a realização de comemorações, é importante fazer um resgate da história da criação do CRBio-07.

Desde 1986, quando os Conselhos Regionais de Biologia foram criados pelo Conselho Federal de Biologia – CFBio, o Paraná fazia parte do CRBio-03, juntamente com Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os conselheiros do estado sempre almejaram criar um Conselho próprio, atendendo, dessa forma, aos interesses dos Biólogos e Biólogas paranaenses.

Em 2002, ocorreu a primeira requisição junto ao CFBio para que o Paraná fosse desmembrado, criando um novo Conselho. Após várias reuniões e ofícios encaminhados e sem uma resposta positiva, o então conselheiro e delegado do CRBio-03 no estado, Rogério Duílio Genari, com o apoio do também conselheiro Paulo Aparecido Pizzi, solicitou ao CFBio que, se houvesse possibilidade jurídica e condições financeiras, criasse o CRBio Paraná. Nesse processo, o Conselheiro Genari contou com o apoio de outros Biólogos que representaram o Paraná no CRBio-03: Carla Siqueira Gobetti Cernicchiaro, Ioanna Alekisandra Kantikas Azevedo e Yedo Alquini. Em 11 de junho de 2005, o CRBio-07 era criado pela Resolução CFBio nº 62.

“A iniciativa que o Rogério e eu tomamos para a criação de um novo Conselho, enquanto atuávamos como conselheiros do Paraná junto ao CRBio-03, foi histórica e mais de uma década depois serviu para demonstrar a viabilidade administrativa e econômica do funcionamento de regionais abrangendo um único estado da federação”, afirma Paulo Aparecido Pizzi (CRBio 8.082/07-D), conselheiro Tesoureiro do CRBio-07. De fato, o processo inspirou a criação do CRBio-09 em 28 de dezembro do ano passado, formado pelos Biólogos de Santa Catarina.

O Biólogo Jorge Augusto Callado Afonso (CRBio 8.085/07-D), atual vice-presidente do CRBio-07, foi um dos primeiros conselheiros e o primeiro vice-presidente. Ele diz que esse movimento foi importante porque o Paraná, com um contingente expressivo de Biólogos, dependia muito administrativamente e em tomadas de decisão do CRBio-03.

O Biólogo relembra o início do trabalho do novo regional: “Foi um trabalho muito bom, nosso Conselho ampliou muito. Compramos a nossa sede própria com apoio do Conselho Federal de Biologia, a gestão sob a presidência do Dr. Wladimir Tadei nos apoiou muito nessa compra. Tivemos um trabalho muito firme com o Conselho Federal, sempre com o objetivo de ter a melhor estrutura para atendermos os nossos colegas de profissão, para o trabalho de funcionários”.

“No momento em que celebramos os quinze anos do Conselho e os quarenta anos da profissão é importante ter este marco, uma vez que nós passamos a figurar como uma das profissões mais importantes nas áreas de saúde, meio ambiente, biotecnologia e educação. Vejo que o perfil profissional dos Biólogos só tende a crescer, porque as demandas da sociedade estão sempre aumentando, com base em nosso conhecimento e nossas áreas de formação”, ressaltou Jorge.

A gestão que dará continuidade ao trabalho do Conselho nos próximos quatro anos foi empossada no dia 6 de janeiro deste ano. Na ocasião, o presidente Vinícius Abilhoa destacou que em tempos de negacionismo científico a profissão de Biólogo é extremamente importante não apenas pelos profissionais que atuam na área de saúde, mas também nas outras áreas de atuação da profissão.

Composição do primeiro Conselho e da primeira Diretoria do CRBio-07 (janeiro de 2006 a janeiro de 2010)

Diretoria:

Presidente: Rogério Duílio Genari
Vice-Presidente: Jorge Augusto Callado Afonso
Conselheira Secretária: Elisângela Marchiorato
Conselheiro Tesoureiro: Carla Siqueira Gobetti Cernicchiaro

Conselheiros Titulares: 

Carla Siqueira Gobetti Cernicchiaro; Emerson Shigueyuki Suemitsu; Ingo Isernhagen; Jorge Augusto Callado Afonso; Lídia Maria da Fonseca Maróstica; Marcos Pileggi; Mário Luis Orsi; Paulo Aparecido Pizzi; Rogério Duílio Genari; Verginia Mello Perin Andriola.

Conselheiros Suplentes: Cláudia Regina Boscardin; César Augusto Koczicki; Elisângela Marchiorato; Ioanna Alekssandra Kantikas AzevedoLaurindo Dalla Costa; Márcio Luiz Pereira; Maria Lúcia Maranhão Biscaia de Medeiros; Norma Catarina Bueno; Pollyana Andréa Born; Wladimir Marques Domingues.

Cronologia

1934 – Criado o curso de História Natural na Faculdade de Filosofia da USP – primeiro curso de Ciências Biológicas.
1963 – O curso de História Natural é desmembrado em Ciências Biológicas e Geologia.
1970 – Associação Brasileira de Biólogos e a Associação Paulista de Biologistas enviam ao Ministério do Trabalho minuta de Projeto de Lei para Regulamentação da Profissão de Biólogo
3 de setembro de 1979 – Sanção da Lei 6.684, que regulamenta a profissão de Biólogo.
1983 – Criação do Conselho Federal de Biologia – CFBio.
1986 – Criação dos cinco primeiros Conselhos Regionais de Biologia pelo CFBio (Resolução CFBio nº 08).
Junho de 1987 – Início das atividades do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região – CRBio-03, que abrangia os três estados da região sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
11 de junho de 2005 – Criação do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07 (Resolução CFBio nº 62), primeiro Conselho de Biologia com jurisdição somente em um estado.
28 de novembro de 2005 – Primeira eleição do CRBio-07.
6 de janeiro de 2006 – Posse do primeiro conselho do CRBio-07.
12 de maio de 2008 – Compra do imóvel onde está a sede do Conselho.