Consulta pública para validação de medidas de verificação/avaliação de indicadores para a lista verde de áreas protegidas

6 de maio de 2022

A UICN e o Grupo de Especialistas da Lista Verde no Brasil convidam você e/ou sua organização a contribuir com a adaptação para o contexto brasileiro do Padrão Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas (APCs) da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), assessorada por sua Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP).

No dia 03 de maio às 17 horas (horário de Brasília) será o lançamento oficial do processo de consulta pública em evento virtual pelo link: Meeting Registration – Zoom.

Período da consulta pública de 03 de maio a 04 de junho de 2022. Participe!

Para conhecer o padrão Lista Verde da UICN em português, previamente adaptado pelo Grupo de Especialistas da Lista Verde no Brasil (EAGL-Brasil), acesse: Portugués – Google Drive.

Para contribuir à adaptação para o contexto brasileiro, utilize o formulário disponível no link Consulta Pública, Indicadores Adaptados da Padrão Lista Verde da UICN (primeira versão) (google.com).

Os indicadores da Lista Verde além de serem utilizados para a certificação da efetividade das APCs, é uma orientação propositiva para novas formas de se perceber o mundo, provocar mudanças para uma gestão mais inclusiva, equitativa e eficaz, de tal forma a permitir mais e melhores serviços ecossistêmicos e justiça na distribuição dos benefícios gerados por estas áreas. Servem, portanto, como excelente guia para a boa governança e a boa gestão, sem necessariamente estarem vinculados a uma candidatura.

Mais detalhes sobre o padrão, o funcionamento, a governança e notícias sobre a Lista Verde da UICN, estão disponíveis em IUCN Green List Home – IUCN Green List, no site oficial “IUCN Green List of Protected and Conserved Areas”, assim como uma versão traduzida para o espanhol em: Página principal de la Lista Verde de la UICN – Lista Verde de la UICN (iucngreenlist.org) e também em Lista Verde de Áreas Protegidas y Conservadas de la UICN | UICN (iucn.org).