Conselho Regional de Biologia alerta para aumento dos casos de dengue no Paraná

16 de dezembro de 2019

CRBio-07 convida a população para aderir à campanha de prevenção

 

O boletim semanal epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná no dia 10 de dezembro traz dados alarmantes: foram registrados 2.631 casos confirmados de dengue, 762 a mais que na semana anterior. Além disso, o boletim destaca que 10 municípios estão em situação de epidemia, dois a mais que na última divulgação, com 14 cidades em alerta e 37 em situação séria.

O quadro fica ainda mais crítico porque o mosquito transmissor está mais resistente, e já se reproduz em água suja. Esta nova fase da doença já causou as mortes de duas pessoas, uma com 31 e outra com 27 anos.

Em todo o Estado estão acontecendo ações de combate à dengue. Na próxima quarta-feira, dia 18, será realizada uma grande campanha de orientação e prevenção, para qual a mobilização de toda a sociedade é fundamental.

Medidas de controle

As ações de combate à dengue devem acontecer todos os dias, e todos nós devemos estar engajados nesta ação. Para isso, é preciso: não deixar água parada em pneus, caixas d’água, vasos de plantas, copos plásticos, e outros materiais que acumulem água, locais onde o mosquito pode fazer a oviposição dos ovos. No caso dos pratinhos de vasos de plantas, é necessário mantê-los limpos e colocar areia até a borda.

As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo. Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Outras informações sobre combate ao mosquito e sintomas da doença: dengue.pr.gov.br

 

* Com informações da Agência Estadual de Notícias