Conselheira do CRBio-07 lança livro sobre as algas Charophyceae

12 de julho de 2021

Escrito pela Bióloga Norma Catarina Bueno (CRBio 18.248/07-D) e pelo Biólogo Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (CRBio 2.168/01-D), o livro Charophyceae do Brasil trata dessas algas, vulgarmente chamadas de caráceas ou carofíceas, um grupo ainda pouco privilegiado pelos estudantes. A flora reúne 26 espécies de Chara e 39 de Nitella habitantes, dominantemente, de corpos d’água lênticos e semilênticos do Brasil.

A produção da obra teve sua origem na Flora do Brasil. O grupo está bastante bem representado nessa flora, a ponto de provocar a ideia de publicar este volume, que os autores oferecem à comunidade dos estudantes de Botânica à espera de que se enveredem pela taxonomia e pela ecologia das Charophyceae.

Norma é mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Biologia Vegetal pela UNESP. É professora no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e conselheira do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07.

Carlos Bicudo é mestre em Ciências pela Universidade Estadual de Michigan, EUA, e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). É professor honorário na Universidade Nacional de Trujillo e na Universidade da Amazônia Peruana, ambas no Peru, e nos cursos de pós-graduação sensu stricto da Universidade Estadual Paulista e do Instituto de Botânica.

Você pode adquirir o livro no site da Editora Rima