Conheça o serviço de pronto atendimento que salva a vida de animais silvestres no litoral do Paraná

8 de dezembro de 2023

O Instituto Água e Terra (IAT) instalou, no segundo semestre de 2022, um complexo que até hoje atendeu mais de 500 animais silvestres. O Pronto Atendimento de Animal Silvestre (PAS) está localizado no meio da imensidão dos mais de 1,7 mil hectares que formam o Parque Estadual do Palmito, em Paranaguá, em uma casa de 35 metros quadrados.

A estrutura funciona no antigo depósito de um dos laboratórios da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e conta com um Biólogo e um veterinário, ambos residentes, e um técnico em Meio Ambiente e estudante de Biologia, que atua como bolsista.

Segundo o Biólogo João Pedro dos Santos de Mello (CRBIo 130162/07-D), um dos voluntários que ajudam no atendimento no PAS, o verão é o período em que há mais ocorrências no litoral. Parte em razão do aumento do número da população com o fluxo maior de turistas, parte pela intensificação na fiscalização atrás da Operação Verão Maior Paraná, organizada pelo governo do estado. “Aumenta o resgate de animais adultos em geral porque o fluxo de pessoas é muito maior, acontecem mais atropelamentos”, afirma.

Números

Dos 509 animais que passaram pelo PAS, 23 foram destinados para guarda provisória por meio do Termo de Guarda de Animal Silvestre, dois estão com fiéis depositários, através do Termo de Destinação de Animal Silvestre, e 81 encaminhados a mantenedores conveniados. Outros 179 retornaram ao habitat natural, devolvidos após a plena recuperação. O restante não resistiu ao tratamento.

Contatos

Moradores do litoral e turistas que avistarem algum animal machucado ou vítima de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular podem entrar em contato por algum dos seguintes números da Regional do IAT de Paranaguá:

Fauna Litoral – WhatsApp (41) 97401-6701
Parque do Palmito – WhatsApp (41) 93424-5016.

* Com informações da Agência Estadual de Notícias