Chamada Pública para Submissão de Projetos do MCTIC

5 de agosto de 2016

Foi publicado no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), uma chamada para interessados em apresentar propostas nos termos estabelecidos. O objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.

As áreas contempladas na chamada são: Recursos hídricos e tratamento da poluição; Tecnologia geoespacial e suas aplicações; Energias novas e renováveis e eficiência energética; Biotecnologia e Biomedicina, incluindo saúde humana e neurociências; Tecnologias de informação e computação de alta performance; e Ciência e tecnologia oceânica e polar. A chamada encontra-se na íntegra no site.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos globais estimados de R$ 1,2 milhão, oriundos do MCTIC, valor sujeito à disponibilidade orçamentária e financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A data limite de submissão das propostas é 19/09/2016, e a divulgação do resultado do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet será em 30/11/2016. A divulgação final das propostas escolhidas será no dia 31/01/2017, nos mesmos locais citados anteriormente.

A chamada foi realizada por intermédio do CNPq e do Programa Quadro BRICS de C,T&I e um dos seus objetivos é consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 

Também está entre os objetivos: apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação realizados por grupos de pesquisa dos países participantes que contribuam para melhoria da qualidade de vida das respectivas sociedades e promover a mobilidade e o desenvolvimento dos investigadores, por meio dos projetos conjuntos de pesquisa.