CFBio regulamenta atuação do Biólogo em gestão, pesquisa e conservação de fauna ex situ

22 de junho de 2018

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) aprovou a Resolução nº 476, de 8 de junho de 2018, que “sobre a atuação do Biólogo no manejo, gestão, pesquisa e conservação de fauna ex situ, e dá outras providências”. A regulamentação, assinada pelo presidente do CFBio, Wlademir João Tadei Presidente do Conselho, foi publicada no DOU, Seção 1, de 18 de junho de 2018.

A resolução regulamenta “a atuação, as atividades e a responsabilidade técnica do Biólogo em estabelecimentos, empreendimentos, projetos e demais atividades, que mantenham espécies em condição ex situ, do reino Animalia, filo Chordata, subfilo Vertebrata, da fauna nativa, exótica ou doméstica, atuando em atividades como manutenção, manejo, gestão, utilização, reprodução, pesquisa, ensino, conservação e exposição ao público”.

O vice-presidente do CRBio-07, Vinícius Abilhoa, que participou da elaboração da resolução, destaca tratar-se de uma importante conquista para a classe profissional. “Isso porque assegura a atuação do Biólogo no manejo e na gestão da fauna ex situ. Temos inúmeros profissionais que atuam na área e alguns são responsáveis técnicos de criadouros, zoológicos e centros de triagem. A resolução, fruto de trabalho inteligente e integrado do sistema CFBio/CRBios, veio para proteger e disciplinar a atuação desses profissionais”, afirma.

Confira o texto completo AQUI