CFBio pré-seleciona cursos para edição de 2019 do Selo CFBio de Qualidade

30 de abril de 2019

seloCFBio

O Conselho Federal de Biologia – CFBio iniciou o processo de escolha para a edição 2019 do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas.

A Comissão CFBio de Cursos, responsável por realizar o processo de avaliação, selecionou 149 cursos de Graduação em Ciências Biológicas de Instituições de todo o Brasil. Nessa primeira fase, foram pré-selecionados cursos reconhecidos pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) que obtiveram nota superior a 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Até o final de maio, os reitores e diretores das instituições escolhidas para concorrer ao Selo de 2019 receberão uma correspondência do CFBio comunicando que o curso está habilitado e formalizando o convite para participar do certame em 2019. Até dia 20 de junho, o coordenador do curso deverá encaminhar ao CFBio toda a documentação necessária para concorrer à premiação.

Os documentos são os seguintes:

– Ofício de encaminhamento de toda a documentação, dirigido ao Presidente do CFBio;

– Projeto Pedagógico de Curso, atualizado, contemplando os itens elencados de “a” a “n” da Portaria CFBio nº 211/2016;

– Relatório oficial institucional sobre a atuação profissional dos egressos, de acordo com o inciso III do art. 9º da Portaria CFBio nº 211/2016.

Com a finalidade de agilizar os trabalhos da Comissão Avaliadora de Cursos, porém de modo opcional, recomenda-se também que sejam encaminhadas:

– Listagem nominal de todos os docentes diretamente ligados ao curso, com o curso de graduação, títulos de pós-graduação, e carga horária na IES;

– Listagem nominal dos docentes Biólogos com registro ativo/regular no respectivo CRBio;

– Lista dos egressos com registro provisório ou definitivo no CRBio, nos anos de competência 2017 e 2018.

As instituições premiadas serão aquelas cujos cursos atendem aos preceitos do MEC quanto ao seu reconhecimento e que acata as resoluções do CFBio quanto à sua carga horária, estruturação e oferta de disciplinas, perfis dos egressos e do corpo docente, além de outros itens.

O resultado será divulgado em agosto pelo CFBio. A premiação acontecerá em Brasília, no dia 13 de setembro durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas.

O resultado do certame será divulgado em agosto, no site do Conselho Federal de Biologia, e a sessão de premiação acontecerá em Brasília, em 13 de setembro de 2019, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas. “Nesse já relevante Fórum, serão apresentados e debatidos vários aspectos de interesse dos Biólogos. Também será feita a devolutiva, aos presentes, de todo o processo de avaliação de cursos na edição de 2019 do Selo”, concluiu a coordenadora.

Em 2017, 18 Cursos receberam o Selo CFBio de Qualidade, sendo oito de Bacharelado e dez de Licenciatura. No Paraná, os cursos de bacharelado da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Universidade Positivo foram reconhecidos com o Selo.

O Selo

O Selo foi criado por meio da Resolução CFBio Nº 352/2014 com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País, de forma que seus egressos estejam qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional. Concedido a cada dois anos, o Selo tem como indicadores de avaliação os Projetos Pedagógicos dos Cursos atualizados, os Instrumentos de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) e a Atuação Profissional dos egressos, conforme critérios estabelecidos pelo Sistema CFBio/CRBios. A edição de 2019 será a terceira do Selo. As primeiras aconteceram em 2015 e 2017.