CFBio/CRBios participam de Encontro de Mantenedores de Fauna

30 de setembro de 2015

O Sistema CFBio/CRBios participou do I Encontro Nacional de Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica promovido pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), nos últimos dias 25 e 26 de setembro, em Brasília. O Conselho Federal de Biologia (CFBio) foi representando pelo presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), Jorge Augusto Callado Afonso.

O presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, ressalta a importância da participação do Conselho e do profissional Biólogo nas discussões sobre conservação in situ e ex situ. “O Biólogo possui uma visão profunda e completa da conservação do Meio Ambiente. Portanto, pode atuar não só na conservação e no manejo da fauna, como também na elaboração e na gestão de políticas públicas”, afirmou.

Os participantes debateram diversos aspectos da gestão de fauna silvestre e exótica, com o objetivo de elaborar uma proposta para a criação de uma política nacional de fauna que atenda os anseios do setor e colabore para o incentivo da criação comercial, conservacionista e científica no País.

“Mantenedores legalizados e tecnicamente bem estruturados são importantes para reduzir e combater o tráfico de animais e os criadores ilegais. No encontro, o CFBio se colocou à disposição para firmar um termo de cooperação técnica com o Renctas, contribuindo com a expertise dos Biólogos no adequado manejo de fauna”, conta Afonso.

O presidente do CRBio-07 reforça, ainda, que existe uma cadeia produtiva no ramo dos mantenedores legais na qual o Biólogo pode e deve estar inserido. “O Biólogo, devidamente registrado no sistema CFBio/CRBios e com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), é o profissional habilitado para atuar em conservação e manejo de fauna com base na Resolução CFBio nº 227/2010 e na Portaria CFBio nº 301/2012”, enfatiza.

Estiveram presentes no evento importantes instituições mantenedoras de fauna silvestre e exótica no Brasil, como a Sociedade de Zoológicos do Brasil e a Associação Brasileira de Criadores de Animais Silvestres, pesquisadores da área, conservacionistas, Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Associações de Zootecnistas, além dos Conselhos Federais de Biologia e Medicina Veterinária.

renctas brasiliaok