BIOPARANÁ: Paulo Luciano, um Biólogo dedicado à botânica agrícola

17 de agosto de 2018

“O meu interesse pela Biologia surgiu no primário, quando participava de experiências de germinação com feijões em algodão e caixas com furos para entrada de luz e direcionamento do crescimento da planta, em busca da luminosidade para realizar a fotossíntese. Mais tarde, comecei a colecionar insetos, fortalecendo esse interesse pelo estudo da vida e dos organismos”, conta o Biólogo Paulo Luciano da Silva (50.303/07-D), conselheiro do CRBio-07.

Anos depois, após concluir a graduação, Paulo obteve títulos de especialista e desenvolveu trabalhos em diversas áreas, como fitoterapia, homeopatia, agricultura orgânica, agroecologia de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), educação ambiental e tratamento de efluentes de esgoto, por meio de zonas de raízes.

Trabalhou como extensionista no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), na região metropolitana de Curitiba, Litoral e Vale do Ribeira, onde desenvolveu importantes trabalhos. Na capital paranaense, em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura (SMAB), esteve à frente de um trabalho de orientação técnica e organização da produção orgânica com grupos de produtores rurais para participarem em feiras no município.

Leia o perfil completo na BIOPARANÁ 36.