BIOPARANÁ: Fernando Matsuno Ramos

21 de agosto de 2018

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2003, Fernando Matsuno Ramos (41.051/07-D) é fundador do Grupo Index, presidente do Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza – Ideia Ambiental e conselheiro suplente do CRBio-07. Com experiência em botânica, o Biólogo atua com consultoria ambiental e florestal nas áreas de certificação florestal, inventários florestais, auditorias ambientais, due diligences, mapeamentos e licenciamentos ambientais.

BIOPARANÁ: O que o motivou a escolher a Biologia? 

FERNANDO RAMOS: Minha vivência com a área ambiental vem de longa data. Sou filho de pai e mãe engenheiros florestais que atuam como consultores, desde o início da década de 1970. Viajei várias vezes, de férias, para lugares onde eles estavam desenvolvendo projetos na área ambiental. Então, era natural optar por qualquer profissão relacionada a meio ambiente. A Biologia foi minha escolha desde os meus 13 anos.

BIOPARANÁ: O interesse em botânica e nas questões florestais e climáticas surgiu como?

FERNANDO RAMOS: A botânica sempre fez parte de minha vida, por influência de meus pais. Sempre me interessei por projetos de recuperação de áreas degradadas, manejo sustentável e ecologia de comunidades vegetais, então, fiz estágios direcionadas a essa linha de pesquisa na universidade e continuei atuando na área após formado. Já os projetos com enfoque em mudanças climáticas tiveram um grande aumento a partir de 2007, com inventários de emissões de gases do efeito estufa e compensação de emissões. Nos últimos anos, essa demanda tem sido muito reduzida, porém, acredito que, em breve, projetos de reposição de vegetação nativa em estudos voltados a mudanças climáticas irão ganhar muita força e demandar muito de nossa profissão.

Leia a entrevista completa na BIOPARANÁ 36