Biólogo recebe prêmio internacional por excelência em pesquisa de campo

25 de novembro de 2021


O Biólogo Pedro Peloso (CRBio 60.070/02-D) recebeu o prêmio Individual Award in Field Biology, concedido pela Maxwell/Hanrahan Foundation, dos Estados Unidos, a cientistas que demonstrem excelência em pesquisas de campo na área da Biologia.

Todo ano, cinco cientistas são escolhidos e cada um recebe US$100 mil (mais de R$550 mil) para impulsionar suas pesquisas. O Biólogo é o primeiro brasileiro a receber o prêmio. “A pesquisa de campo é fundamental para diversas áreas da Biologia. É no campo que são feitas as descobertas mais básicas relacionadas à biodiversidade. Só através do trabalho no campo é possível saber como as espécies se comportam em seu habitat natural ou como reagem a alterações no ambiente. Além disso, diversas espécies novas são descobertas todos os anos através do trabalho de campo de biólogos e ecólogos”, afirmou o Biólogo.

Os escolhidos são indicados e selecionados por comitês convidados pela Fundação Maxwell/Hanrahan, com base em critérios como o potencial de seu trabalho para contribuir com os estudos em Biologia de campo, excelente histórico de pesquisas com resultados de alto nível, além de originalidade e demonstração de competência para realizar mais trabalhos inovadores na área.

Pedro Peloso é um grande conhecedor da diversidade biológica amazônica. Doutor em Biologia Comparada pelo Museu Americano de História Natural (EUA) e mestre em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi/Universidade Federal do Pará (UFPA), ele já descreveu mais de 30 espécies de anfíbios e lagartos, a grande maioria delas da Amazônia. Suas pesquisas resultaram na publicação de mais de 40 artigos científicos em revistas internacionais, abordando temas que vão desde detalhadas descrições anatômicas até estudos evolutivos utilizando dados genômicos.

* Com informações da Agência Museu Goeldi