Biólogo participou de Conferência Municipal de Saúde de Clevelândia

22 de março de 2019

Laurindo reunião Conferencia Municipal de Saúde

O Biólogo e Conselheiro Federal Laurindo Dalla Costa participou nesta quarta-feira (20) da X Conferência Municipal de Saúde de Clevelândia, encontro voltado para que os participantes possam propor melhorias e manifestar suas opiniões em relação ao atendimento e serviços oferecidos. Laurindo é membro do Conselho Federal de Biologia, do Conselho Municipal de Saúde e foi membro da comissão organizadora em conjunto com o Secretário Municipal de Saúde, servidores e outros conselheiros.

O evento, realizado a cada quatro anos, teve como tema Democracia e Saúde e discutiu pontos como saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. O encontro contou com a participação de autoridades como o Chefe da 7a Regional de Saúde de Pato Branco – PR, Carlos Volpato, o secretário municipal de Saúde, Rafael Barboza dos Santos, além de conselheiros, servidores, atendentes, profissionais da saúde e representantes dos usuários nos diversos segmentos, clubes de serviço, igrejas, entidades assistenciais, comunidade indígena e líderes dos bairros.

Além de uma palestra sobre Democracia e Saúde, os participantes puderam realizar a votação de propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde da Região, que foram coletadas após a realização de pré-conferências realizadas nas unidades das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos últimos meses.

Laurindo destaca que a atuação de um Biólogo na área da saúde é de grande importância para a promoção de políticas públicas adequadas à área. Ele também fala quais são as principais necessidades da população nesse segmento.

“Notamos que os usuários do SUS, além de reivindicar melhorias de atendimento no que se refere à medicina, pronto socorro, odontologia, farmácia e outros preocupam-se também com o entorno dos ESFs pra que haja, por exemplo, arborização adequada, saneamento, área de pratica de exercícios físicos e outros. Isto sabemos faz parte das estratégias de prevenção”, afirma.

A saúde é uma das três áreas de atuação do Biólogo ao lado de Meio Ambiente e Biodiversidade e Biotecnologia e Produção. O Biólogo tem a capacidade, nessa área, de realizar análises clínicas, diagnósticos, pesquisas, atuar com saúde pública, entre muitas outras atividades.