Biólogo brasileiro que identificou variante ômicron entra para o ‘top 10’ da Nature

21 de dezembro de 2021


Foi um pesquisador brasileiro quem alertou o governo da sul-africano, em 25 de novembro, sobre a descoberta de uma nova variante do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, denominada Ômicron.

O Biólogo Túlio de Oliveira é diretor do Centre for Epidemic Research, Response and Innovation (CERI), da África do Sul, e liderou a equipe que descobriu a variante. Pela descoberta, foi incluído entre os dez cientistas mais influentes de 2021 da revista científica Nature.

Túlio sabia que, ao relatar mais uma variante preocupante, corria o risco de incorrer em novas sanções, que penalizariam economicamente os países da África Austral. Mas ele também sabia que era a coisa certa a fazer. “A maneira de deter uma pandemia é com uma ação rápida. Esperar para ver não tem sido uma boa opção”, afirmou à Nature.

Os outros pesquisadores escolhidos foram a climatologista alemã Friederike Otto, o engenheiro espacial chinês Zhang Rongqiao, a enfermeira filipina e ativista de direitos indígenas Victoria Tauli-Corpuz e três cientistas da computação: Guillaume Cabanac (França), Timnit Gebru (Etiópia/EUA) e John Jumper (Reino Unido).