Bióloga recebe Prêmio para Mulheres na Ciência

3 de novembro de 2021


A Bióloga Thaisa Sala Michelan (CRBio 119.549/06-D) teve seu trabalho reconhecido pelo Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência, na categoria Ciências da Vida. A 16ª edição do Prêmio, uma iniciativa da L’Oréal Brasil com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Unesco, aconteceu no dia 5 de outubro.

A pesquisa desenvolvida por Thaisa consiste em percorrer cursos de água natural para identificar as espécies de plantas aquáticas existentes e entender como as atividades humanas impactam a existência dessas plantas.

A premiação reconhece anualmente sete cientistas brasileiras com a concessão de bolsas-auxílio no valor de 50 mil reais para cada uma, para apoiá-las na continuidade de suas pesquisas. Os trabalhos vencedores foram escolhidos entre mais de 500 projetos inscritos de todo o Brasil, nas áreas de ciências da vida, química, física e matemática. Esse ano, temas como a restauração do Pantanal, a vigilância de doenças virais transmitidas por insetos e o uso de algoritmos para monitoramento dos dados da pandemia de Covid-19 foram escolhidos.

Além da Bióloga, também receberam o prêmio: Letícia Couto (UFMS), Lilian Catenacci (UFPI) e Marta Giovanetti (Fiocruz), também na área de ciências da vida; Ana Cecília Albergaria-Barbosa (UFBA), das ciências químicas; Ingrid Barcelos (CNPEM) das ciências físicas; e Fernanda De Bastiani (UFPE) da área da matemática.

* Com informações da ABC