Bióloga Norma Bueno recebe prêmio de Pesquisadora Emérita do CNPq

6 de maio de 2022

A Bióloga Norma Catarina Bueno (CRBio 18.248/07-D), professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e conselheira do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07, recebeu na quarta-feira, dia 4, o prêmio de Pesquisadora Emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2022.

O prêmio é dado pelo CNPq aos pesquisadores brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

A solenidade de premiação foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento também marcou a entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, atribuido ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da respectiva área de conhecimento, e da Menção Especial de Agradecimentos, concedida a pessoas físicas ou jurídicas pelos serviços prestados ao crescimento, ao desenvolvimento, ao aprimoramento e à divulgação do CNPq no ano anterior à entrega da Menção.
Quem é Norma Bueno

Norma atua na área de taxonomia e ecologia de algas de água doce em ambientes continentais, especialista na família Characeae. Atualmente, é docente permanente do Programa de pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (Unioeste/Cascavel, desde 2010). Coordenou o Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (2010- 2014). É curadora do Herbário UNOPA, cadastrado no Index Herbariorum e na rede de Herbários do Brasil. Membro atual do Comitê Assessor da Fundação Araucária, atuando como vice-coordenadora na área de Ciências Biológicas (2020- 2024). Publicou 77 artigos científicos, livros sobre as Carofíceas do Brasil em função da flora do Brasil 2020, coordenadora de 13 projetos de pesquisa com financiamento pelos órgãos de Fomento (CNPq, Finep, Fundação Araucária). Pesquisadora científica junto ao projeto PONDERFUL – POND Ecosystems for Resilient Future Landscapes in a changing climate, financiado pela Comunidade Europeia.

:: Confira a galeria de fotos do evento